04/07/2010

Sobre o maçante mal do estresse

"Conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa, e outras, capazes de perturba-lhe a homeostase; estrição" disse meu tio Aurélio quando eu o indaguei sobre o estresse. Se você não sabe o que é homeostase pode perguntar pro tio Aurélio ele sabe uma quantidade extraordinária de palavras mas tem uma mania insuportável de começar a te explicar falando algo do tipo "s.m." ou "s.f."...

Mas tio Aurélio não diz que agora estresse é mais que uma perturbação à homeostase, é moda!

-"Espermatocréia está tão estressada hoje."
-"Ando tão estressado ultimamente."

É tanto moda na expressão oral como na atitude das pessoas. Acompanhem:

8 horas da manhã. Barra da Tijuca. Sexta-feira ensolarada. O Brasil estava prestes a perder a Copa, mas ninguém precisava saber disso.
Linha 754. Ônibus de número "quem se importa".
O sinal é feito e a luz simpática do ônibus que diz "Parada solicitada" (com um P que eu sempre confundi com um dedão) acende.
O ponto estava repleto de outros ônibus então o motorista avança alguns metros para ultrapassá-los e liberar seus passageiros um pouquinho mais distante do ponto.
Uma senhora volumosa põe-se a gritar: "Vai parar essa p*rra aonde!? Na Rocinha!? Eu hein! É por isso que esses motoristas..."
Aproximadamente nessa parte ela começa a xingar o motorista de maneiras criativas.

E eu? Estava obviamente me esquivando do campo de visão de tal criatura, visivelmente estressada, porque andaria de 15 a 20 metros a mais em seu trajeto a pé.

Numa conversa informal eu pontuei que achava um absurdo tal reação num dia tranquilo e numa viagem mais tranquila ainda por um motivo aparentemente banal.
E a réplica me surpreendeu: "E se o marido dela não quis pegar ela de noite? Ele se mexeu e roncou a noite toda. Foi no banheiro e esqueceu de dar descarga, a mulher dele pela manhã ia usar a privada e seu banheiro fedia a bosta além de ter aquele monstro boiando e te encarando. Essas coisas acontecem..."

Sejamos positivos, podia ser pior, poderíamos ter sido sequestrados e sermos forçados a jogar um jogo de um maníaco sádico numa continuação ruim de "Jogos Mortais", minha homeostase certamente estaria afetada no momento.

E o que aprendemos hoje crianças?

  1. Nunca se esqueça de dar descarga após usar o banheiro pois isso pode evitar que um motorista de ônibus se sinta ofendido.
  2. Por um racicíonio análogo, façam bastante sexo com suas esposas/seus maridos.
  3. Não se estresse à toa, lembre-se que pode ter um maníaco com câncer a te observar.
  4. Não esqueça de perguntar ao tio Aurélio o que é homeostase, pois seria chato se vocês ainda não soubessem quando o maníaco com câncer os forçar a participar de uma continuação ruim de "Jogos Mortais".

Um comentário:

  1. Maniaco com cancer ? Como assim ?...
    ...
    ...
    AHH NAOOO !!! FEADAPUTA ! AGORA EU SEI O FINAL DE JOGOS MORTAIS !
    te odeio pra sempre e sempre.

    ResponderExcluir